Chocolate em outros idiomas

terça-feira, março 01, 2011

Origami: Tsuru e a Corajosa Sadako

Agora à noite, mexendo na biblioteca aqui de casa (biblioteca sim, pois meu marido e eu temos uma verdadeira fascinação por literatura universal), enfim, encontrei o primeiro presente de aniversário que ganhei do meu marido, o livro Sadako e os mil pássaros de papel de Eleanor Coerr.
DSCF0859
É a história real de uma menina chamada Sadako Sassaki (1943 - 1955) que morava na província de Hiroshima no Japão, com 2 anos se tornou uma ‘hibakusha’ (vítima da bomba atômica) e sua luta pela vida, um símbolo de perseverança e do pedido de paz mundial, e consagrou ainda a lenda do origami Tsuru (garça/grou) que comentarei um pouco nesse post.
É uma história comovente, bela e é uma leitura rápida (somente 80 páginas),vale ressaltar que esse livro consta com sucesso na Europa e EUA, conforme é mostrado na imagem acima.
Sadako é uma sobrevivente/vítima da bomba de Hiroshima que posteriormente morreu de leucemia, mas durante o tratamento da doença demonstrou-se corajosa e perseverante.
Ao descobrir a antiga lenda do Tsuru (origami do pássaro de papel), começou a dobrar pássaros de papel, pois diz essa lenda que o doente que dobrar 1000 pássaros será agraciado com um desejo e se tornará saudável novamente.
DSCF0849
Ela dobrou/concluiu 644 pássaros, pois devido à sua doença não teve forças para mais, quando morreu, seus amigos dobraram mais 355 para que ela fosse enterrada com os 1000 tsurus. Opa, mas com esses números, totalizamos somente 999 não?
Exato. O tsuru número 1000, na verdade o primeiro deles que chegou a Sadako, foi um presente de sua amiga Shizuko que acreditava na lenda e queria que sua amiga se curasse, e por esse motivo incentivou-a a fazer os 1000, dando-lhe o tsuru número 1 e o material para a sua sequência.
Claro que não contarei a história inteira, mas ressalto que é uma história cativante e Sadako se tornou uma jovem heroína no seu país de origem.
Existe no Japão um monumento em sua homenagem e com a gravação em sua base dos dizeres: “Este é nosso lamento, Esta é nossa oração; Paz no mundo.” 
250px-HiroshimaChildrensPeaceMonument6982
Tsuru: A Lenda do Origami do Pássaro de Papel
O tsuru (pássaro grou/garça) é uma ave associada à boa sorte, saúde, longevidade (acredita-se que viva mais de 100 anos), fidelidade (após formar um casal, este nunca se separa) e também representa a união pela paz mundial.
É também considerada a obra-prima do origami tradicional, sendo a dobradura mais executada pelos praticantes (no mundo da moda equivaleria ao pretinho básico rsrs).
DSCF0853
Essa dobradura é uma verdadeira terapia, pois exige calma, paciência e atenção, recomendo para os dias de TPM, ajuda que é uma beleza Smiley piscando. No começo pode parecer complicado, mas garanto, depois de umas 3 vezes é fácil pegar o jeito.
Boa noite!!! おやすみ なさい!!
Lábios vermelhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...