Já postei anteriormente sobre esse origami e um pouco sobre sua simbologia, mas vale algumas complementações, afinal é o origami mais popular e considerado o mais perfeito, já que serve como base para outras figuras (animais até plantas).
As garças de papel são figuras decorativas, e posteriormente associadas às orações, sorte e fortunas. Na atualidade estão presentes na decoração ou embalagens de presente (no Japão), simbolizando saúde e fortuna, e sendo ainda a ave símbolo da longevidade.
Essa simbologia foi popularizada/difundida com mais força na história de Sadako (já postada aqui). No monumento da Paz em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica, há inúmeros conjuntos de mil garças provenientes de diversas partes do Japão e por que não dizer, do mundo.
Afinal, para a confecção das 1000 garças é necessário união, esforço e fé de muitas pessoas, tendo assim uma forte corrente de vibração positiva.
De acordo com a filosofia Zenchi, esse origami atrai sorte e bons fluídos a quem o faz e a quem o recebe de presente, e como acreditam também na força das cores, cada cor é específica para um desejo.
As Cores
Segundo essa filosofia, as cores são luzes que vibram diferentes energias, a escolha da cor do papel para o origami Tsuru deve sintonizar os objetivos desejados com as respectivas cores.
- Branco: Pureza, espiritualidade, nobreza e dádivas mais elevadas da vida.
- Vermelho: Saúde, energia, força física, potência sexual e coragem.
- Rosa: Saúde, afeto e romantismo.
- Amarelo: Criatividade, imaginação, poder mental, encanto, confiança e persuasão.
- Verde: Prosperidade, fertilidade, sorte e generosidade.
- Azul: Verdade, sabedoria, proteção, boa saúde e compreensão.
- Púrpura, Roxo ou Lilás: Sucesso financeiro/material, capacidade psíquica superior, força, idealismo e dignidade.
- Dourado: Influência superior e proteção (mais intensa que o azul).
- Prateado: Eliminação de energia negativa.
Fazer a Garça com papel verde atrai riquezas, púrpura o sucesso aos negócios, rosa sorte no amor e vermelho/azul para cura. Papéis estampados a influência é da cor mais predominante.
As fotos acima são do tsuru que fiz para o ‘post’ (usei sulfite mesmo rsrs), simples, não? Mas, no final do livro Sadako tem um ‘como fazer’ bem detalhado.
Então, vai encarar as 1000?
Fontes:
- http://ja.wikipedia.org/wiki/%E6%8A%98%E3%82%8A%E7%B4%99
- Eleanor Coerr - Sadako e os mil pássaros de papel
Nenhum comentário:
Postar um comentário