Tradicionalmente, denominado como Tango no Sekku (Festival Tango) ou Shobu no Sekku (Festival das Flores de Íris), o Festival dos Meninos é comemorado no dia 05 de Maio no Japão, acontece anualmente no quinto dia do quinto mês e faz parte da Golden Week.
Tornou-se feriado nacional em 1948 e foi renomeado para こども の 日 Kodomo no Hi (Dia das Crianças), apesar da mudança de nome, é preciso ressaltar que a maioria das famílias japonesas ainda mantém a tradição de comemorar o dia dos meninos. É um dia reservado a respeitar as personalidades das crianças e para celebrar a sua felicidade.
O costume nessa data é pendurar flâmulas em forma de carpas voadoras (koinobori) que são símbolos do sucesso no exterior das casas e enfeitar a sala de visitas com bonecos guerreiros os Musha Ningyo, que representam generais feudais com seus pertences (espada, armadura e outros).
Essa celebração objetiva encorajar a masculinidade, vitória sobre as dificuldades da vida e êxito nas empreitadas.
A guloseima característica da data é o doce de arroz embrulhado em folhas de carvalho (kashiwa-mochi) que é distribuído na vizinhança e entre amigos. A base é o tradicional mochi, recheado com geleia de feijão vermelho ou o chimaki (um tipo de "pasta de arroz doce", envolto em folha de bambu/íris).
Outra peculiaridade simbólica dessa data é o costume de banhar os meninos em uma água preparada especialmente para o festival que é aromatizada com folhas de íris (também colocadas nos telhados das residências), pois acredita-se que essas folhas afastam doenças e maus espíritos.
Koinobori: A carpa preta (Magoi) na parte superior representa o pai, a vermelha (Higoi) a mãe e a última representa o filho. No caso de mais filhos são incluídas carpas adicionais para cada um deles, com cor e posição simbolizando sua idade relativa.
Felicidades às mamães e seus filhinhos… e filhinhas também, claro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário