Chocolate em outros idiomas

quarta-feira, junho 01, 2011

À Moda da Deusa Afrodite/Vênus

Bom, em 2010, deparei-me com a notícia de que a moda estilo ‘deusas gregas’ era a recomendada para as festas, realmente, alguns itens que remetem ao período das deusas mitológicas são realmente graciosos http://migre.me/3CdLX

Aproveitando desse tema, acho interessante falar um pouco de uma das deusas mais interessantes, a estilosa Coração vermelhoAfrodite ou VênusCoração vermelho, como preferir. Vale ressaltar que o nome grego significa, nascida da espuma, em grego aphros.

Ao mesmo tempo celeste e marinha, deusa que na Antiguidade presidia aos prazeres do amor (casamentos/nascimentos) e beleza, mãe dos Amores, das Graças, dos Jogos e dos Risos. Sua origem apresenta versões distintas, como filha de Júpiter e Dione, ou a versão mais clássica (aquela do quadro de Boticelli), filha de Urano e do mar.  Apresentarei trechos dessa versão aqui, vamos lá.

Coração vermelhoO Nascimento de VênusCoração vermelho

A véspera do nascimento de Vênus fora um dia violento. Saturno, munido de sua foice, enfrentara o pai Urano, num embate cruel pelo poder do universo. Com um golpe certeiro, o jovem deus arrancara fora a genitália do pai, tornando-se o novo soberano. O fecundo órgão do deus deposto, caindo do alto, mergulhara nas águas profundas, próximo a ilha de Chipre. Assim, Urano, após haver fecundado incessantemente Réia – dando origem à estirpe dos deuses olímpicos -, fecundava agora, ainda que de maneira excêntrica e inesperada, o próprio mar.

Na manhã do outro dia, algumas ninfas observaram que um trecho do mar, nas margens da ilha de Chipre se tornara mais agitado, subitamente, o mar silenciou-se e um perfume delicioso pairou no ar.

220px-Aphrodites_Rock

Petra tou Romiou ("The rock of the Greek"), o local lendário do nascimento de Afrodite em Paphos, Chipre.

Nunca as flores da ilha haviam produzido um aroma tão penetrante e, ao mesmo tempo, tão discreto; tão doce e, ao mesmo tempo, tão provocantemente acre; tão natural e, ao mesmo tempo, tão sofisticado.

De repente, do espelho sereno das águas começou a elevar-se o corpo de alguém. Um rosto perfeito: os traços eram arredondados onde a beleza exigia que se arredondassem, aquilinos onde a audácia pedia que se afilassem e simétricos onde a harmonia exigia que se emparelhassem.

235px-Bouguereau_venus_detail

Bouguereau's The Birth of Venus

O restante do corpo foi surgindo aos poucos: os ombros lisos e simétricos, os seios perfeitos e idênticos. Sua cintura, com duas curvas perfeitas e fechadas, parecia talhada para realçar o umbigo perfeito, o qual acomodava delicadamente, como um encantador pingente, uma minúscula e faiscante pérola. Sua voz era cristalina e docemente áspera, envolta num hálito que superava em delícia ao de todas as flores que seu pés haviam feito brotar.

Quando os pés da deusa tocaram o solo da ilha, seus passos fizeram que a o espaço tocado se tornasse florido, brotando do solo maços aromáticos de flores multicores.

800px-Sandro_Botticelli_046

La nascita di Venere*, Sandro Botticelli.

*Pintura de Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello. A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.

Coração vermelhoOs Amores de AfroditeCoração vermelho

Júpiter/Zeus deu-a como esposa a Vulcano/Hefesto, mas seu filho mais famoso nasceu de sua união com Marte/Ares, o conhecido Cupido/Eros. O amor mais constante de Afrodite/Vênus foi o que teve pelo encantador e jovem Adônis. Após a morte de seu jovem amado, metamorfoseou-o em anêmona, flor efêmera da primavera.259278AnemonaLilas

Coração vermelhoA Representação de AfroditeCoração vermelho

Em sua representação há inúmeras estátuas, as mais belas e célebres são a Vênus de Medici (estátua inteira), que se imagina ser uma cópia da Vênus de Cnido, feita por Praxíteles, a Vênus de Arles e a Vênus de Milo (sem braços), descoberta em Milo pelo conde de Marcellus, em 1820.

227px-Venus_medici_pushkin200px-Venus_de_Milo_Louvre_Ma399_n4

É também representada em seu carro, puxado por dois cisnes, com uma coroa de roas na cabeça e tem uma cabeleira loura; a alegria irradia de seus olhos, um sorriso está em seus lábios; em torno dela brincam duas pombas e mil pequenos amores. Sexta-feira (é HOJE!!!) é o dia da semana a ela consagrado (Veneris dies), a rosa é sua flor, entre as frutas, a maçã e a romã, entre as árvores a murta e entre as aves, o cisne, pardal e, sobretudo, a pomba.

Afrodite/Vênus, tem sua representação animada, no desenho Hércules da Disney (1997). E na série de desenhos, sua aparição revela o andar que cobre o chão de flores e sempre uma música (tipo jingle da deusa… ♫Afrodite, Afrodite, Afrodite… a deusa do amor♪).

Além da sua versão Barbie Collector Gold Label (2009), desenvolvida por Linda Kyaw, apenas 4.300 unidades com vendas esgotadas em todo o mundo.

Barbie as Aphrodite

Sobre a personalidade da deusa, é preciso lembrar que nem sempre ela é a deusa amável dos Risos e das Graças, algumas vezes é muito vingativa e implacável em suas vinganças (sua nora Psiquê que o diga, mas essa é outra história, linda que fica para uma outra postagem).

345px-Psyche_et_LAmour

Psyche ET L’Amour por William-Adolphe Bouguerau

Coração vermelhoAfrodite, Eros e AnterosCoração vermelho

Seu filho Cupido/Eros é tão amável e cruel quanto a mãe, era o seu companheiro constante. Armado com arco e flecha, atirava as flechas do desejo no coração de deuses e homens (algumas vezes de acordo com os caprichos de sua mãe). O que poucos sabem, é que ele tem um irmão chamado Anteros, algumas vezes representado como o vingador dos desprezados no amor e, outras vezes, como o símbolo do amor recíproco.

Sobre Anteros a história é a seguinte, Vênus foi queixar-se a Têmis que seu filho Eros continuava sempre criança e a ela foi respondido que ele não cresceria enquanto não tivesse um irmão. Após o nascimento de Anteros, Eros começou a crescer em estatura e força, juntamente com o irmão. A história por trás da história, dá a entender que o amor, para crescer, precisa de contrapartida.

Ai, ai… que lindo e digno. Coração vermelho

Lábios vermelhos

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...