A data de hoje é a celebração japonesa da lenda (romântica) da Princesa Tecelã Orihime 織姫 e do vaqueiro Hikoboshi ou Kengyu 牽牛 “Pastor do Gado” que moravam próximo a Via Láctea.
Eis uma das versões dessa lenda:
Orihime era a filha de Tentei 天帝 e trabalhava arduamente como tecelã (tecia a seda mais perfeita), ela fazia tecidos que seu pai adorava, mas ele percebeu que sua filha estava triste, pois com tanto trabalho ela não tinha tempo para conhecer ninguém.
Por esse motivo ele apresentou a ela um jovem que julgava ser seu par ideal, felizmente os dois se apaixonaram imediatamente, porém envolvidos demais em seus sentimentos, a dedicação deles para com suas tarefas foi diminuindo.
Indignado com a atitude do casal, Tentei decidiu separar o casal e os obrigou a morar em lados opostos da Via Láctea. Essa separação causou tanto pesar a Orihime que seu pai permitiu que o casal se encontrasse uma única vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, mas deveriam atender a todos os pedidos vindos da Terra nesta data.
Na mitologia japonesa, o casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia e que realmente só são vistas juntas uma vez por ano, são elas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).
O Festival das Estrelas em São Paulo
Aqui em Sampa a data também é comemorada, sendo nomeada como Tanabata Matsuri e é realizada na cidade de SP, no bairro da Liberdade (lugar que simplesmente ADORO, diga-se de passagem), mais exatamente na Praça da Liberdade sempre no mês de julho, desde 1979.
Esse ano o Festival será comemorado lá nos dias 23 e 24 de julho, é o 33 º Festival das Estrelas.
Suas ruas e praças são decoradas com grandes ramos de bambu ornamentados com enfeites de papel colorido simbolizando as estrelas.
Acontecem apresentações diversas como apresentação de grupos de Taikô (para quem não conhece, vale a pena buscar vídeos... ADORO), danças folclóricas e shows de cantores japoneses.
Ah, não posso deixar de mencionar os tanzaku 短冊, que são pequenos pedaços de papel onde são escritos os pedidos para posteriormente serem pendurados nos bambus.
Mais informações sobre o Tanabata Matsuri de SP clica no site:
http://www.tanabata.com.br/conteudo/festival.php
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário