Eles também fazem parte dos registros encontrados nos Eddas (já comentado anteriormente), são apresentados com uma classe de seres inferiores aos deuses, entretanto possuidores de muito poder, eram divididos em dois grupos, os elfos brancos/da luz e negros/da noite.
Os primeiros eram extraordinariamente belos, tão brilhantes quanto o sol e trajavam vestes de tecidos delicados e transparentes. Esses amavam a luz, eram amigos dos seres humanos (também se apresentavam na figura de crianças louras)e moradores do Alfheim, domínio de Frey, o deus do sol.
Os elfos negros eram bem diferentes, anões, feios e mantinham uma aparência suja, evitavam a luz do sol, pois os raios do sol os transformavam em pedras. Viviam em cavernas subterrâneas/covas, supunha-se que se originaram das larvas produzidas pelo cadáver em decomposição de Ymir, recebendo posteriormente dos deuses a forma humana e grande inteligência.
Os elfos destacavam-se pelo extremo conhecimento dos mistérios da natureza e letras rúnicas, sendo ainda os mais hábeis artífices no trabalho com metais e madeira, produziram as obras mais notáveis da mitologia nórdica, dentre elas o Mjölnir (Martelo de Thor) e o navio Skidbldnir, ofertado a Frey.
Segundo a lenda, esse navio era grandioso, pois comportava confortavelmente todas as divindades com seus artefatos bélicos e utensílios domésticos, mas eis o pulo do gato tão engenhoso que podia ser dobrado e carregado no bolso :O.
Quem leu o livro ou acompanhou a fantástica saga O Senhor dos Anéis (de John Ronald Reuel Tolkien) deve lembrar-se dos belos elfos de Valfenda. Cá entre nós, ainda acho o melhor filme do Orlando Bloom, afinal, o elfo Legolas Greenleaf é tudo de bom.
A habilidade com metais dos elfos e utilizada num momento de grande relevância da obra, alguém precisava consertar Narsil, a espada quebrada do rei Isildul, não? Que foi renomeada para Andúril, após ter sido forjada com os fragmentos da Narsil por Elrond e entregue ao herdeiro de Isildur, Aragorn.
Retificação: “Narsil foi reforjada pelos elfos de Imladris (Valfenda), renomeada Andúril (“Chama do Ocidente”) e devolvida a Aragorn (ainda em Imladris). Ela é reforjada em Valfenda, mas não por Elrond. Apesar dos elfos possuírem grande habilidades com o material, os grandes artífices do metal nas obras de Tolkien eram os anões”. por Lastannë. Grata pela retificação.
Curiosidade: Para criar o estilo élfico de Valfenda no filme, a inspiração veio da arte celta e Art Nouveau, e além de diversas locações externas teve também o desenvolvimento de miniaturas.
Momento Love It
Fontes:
- O Livro de Ouro da Mitologia, Thomas Bulfinch
Nenhum comentário:
Postar um comentário