Olá!!! Ontem foi um dia muito importante àqueles que gostam de Star Trek, pois no dia 06/09/1966 teve sua estreia nos EUA, e hoje tornou-se um clássico com uma legião de trekkers por todo o mundo.
Confesso que sempre gostei mais de Star Wars, mas meu marido convenceu-me e mostrou toda a genialidade por trás dessa série, e bem… sou fã incondicional do sr. Spock (ótimo na versão atual e jovem).
Bom, essa é uma homenagem do MB a essa série tão maravilhosa, admito que sou fã mesmo da série clássica, embora toda a franquia desde então tenha seu mérito que não deve ser descartado.
A série original conta com apenas 79 episódios, foi criada por Gene Roddenberry e tornou-se fenômeno mundial, mas vale ressaltar que não foi tão bem recebida na época pela crítica e que Gene teve que batalhar muito pela sua produção.
“O programa exige, obviamente, uma suspensão radical da incredulidade, mas não funciona. Arrasta-se durante uma hora, com raros momentos que não sejam de violência, assassinatos, hipnose e um monstro horrível e repugnante. O maior jogo de adivinhação é descobrir como esta fantasia em letra minúscula entrou na programação; ficaria melhor no bloco infantil do sábado de manhã.” Variety
O episódio de estreia foi The Man Trap, “O Sal da Terra” no canal NBC, foi tirada do ar após 3 temporadas (1969) e foi exibida no Brasil pela TV Excelsior em 1968.
Curiosidades:
- O primeiro rascunho é datado em 11/03/1964 (uia… série pisciana do terceiro decanato hihihi).
- Inicialmente a nave teria o nome de S.S. Yorktown.
- O capitão primeiro constava nesse rascunho com Robert M. April, depois temos Christopher Pike, e posteriormente James T. Kirk.
- No segundo piloto da série, surge uma lápide com a inscrição James R. Kirk (falta de atenção hein), mas posteriormente rebatizado para T. de Tiberius que é mencionado pela primeira vez na série animada (episódio ‘Bem’) e confirmado no filme Star Trek VI.
- Spock seria meio-marciano com a pele levemente avermelhada.
- Jeffrey Hunter (capitão Pike) desistiu da série por influência de sua esposa na época, Joan Bartlet.
- Inicialmente, os executivos da NBC queriam tirar Spock da série (sacrilégio hein?), mas Gene nem cogitou tirá-lo.
- Nos anúncios da NBC eles costumavam retocar a imagem de Spock, retirando as orelhas pontudas e com sobrancelhas arredondadas.
- A saudação vulcana foi criação do ator Leonard Nimoy, inspirado num gesto de sacerdotes judaicos (nada mais clássico do que o seu significado né?).
Bem… Vida longa e próspera!!!
Fonte: Almanaque Jornada nas Estrelas de Salvador Nogueira & Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário