Chocolate em outros idiomas

domingo, setembro 18, 2011

Excelência + Diferencial = Empregabilidade

No cotidiano profissional, em especial para profissionais com cargos mais altos, os termos estrangeiros são utilizados corriqueiramente, em todas as áreas profissionais encontramos essa situação (downsizing, coaching, benchmark, networking, budget, turn over, Built to Suit, business, performance...).

Agora, o termo que todo profissional independentemente de sua área almeja a EMPREGABILIDADE é totalmente nacional, foi criado por José Augusto Minarelli (presidente da Lens & Minarelli Associados), no fim dos anos 90.

Esse termo remete à capacidade de adequação às necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho (tecnologia, globalização, abertura das economias e outras), a EMPREGABLIDADE não é somente o profissional estar empregado, é aquele que tem sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho, ou seja, um profissional que tem os talentos necessários e que sabe administrar bem sua carreira.

mudanca

Afinal, o que seria o profissional ideal que toda a empresa gostaria de contratar? Aquele com ótima formação em renomadas instituições, vivência no exterior, domínio de outro idioma, perfil ajustável, networking articulável, experiência comprovada... e por aí vai.

Segundo José Augusto Minarelli, a empregabilidade engloba 6 pilares e esses garantem a segurança profissional do indivíduo. São eles:

  1. Adequação da profissão à vocação: a união entre função, capacidade e paixão pelo que faz.
  2. Competências: liderança, desenvoltura na comunicação (outros idiomas), entre outras.
  3. Idoneidade: ética, respeito e outras.
  4. Saúde física e mental: hábitos saudáveis, autoestima e outros.
  5. Reserva financeira e fontes alternativas de renda: Afinal, desespero para recolocação nunca ajuda.
  6. Relacionamentos: conexão com pessoas para aquisição de informações importantes e relevantes.

Então, com base nesses preceitos de empregabilidade, será que é só tudo isso o necessário para tornar a empregabilidade parte da sua carreira? Bem, segundo Max Gehringer (O Melhor de Mr. Max) a empregabilidade é característica daquele profissional que se reinventa todos os dias, sem nunca deixar de ser a si mesmo.

Para isso, podemos enumerar 5 itens do ABC da EMPREGABILIDADE que são:

  1. Eficiência: Conquista de bons resultados aos seus empregadores.
  2. Atualização: Ousadia, com sabedoria na aplicação de inovações.
  3. Adaptação: Conquista de novas audiências, com manutenção da antiga.
  4. Networking: Criação de um círculo de relacionamento em diferentes níveis (hierárquico, profissional e pessoal).
  5. Confiabilidade: Transmissão de credibilidade na palavra e ações.

No mercado de trabalho, alguns profissionais vêm e vão, mas aqueles que primam pela excelência de suas ações, tem a empregabilidade como um dos pontos mais certos em seu currículo.

“Pessoas que escolhem a profissão pela paixão, e não pela necessidade de dinheiro, geralmente são aquelas que se destacam em sua área. Corram atrás de seus sonhos e o dinheiro virá atrás.”   Gustavo Cerbassi

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...