Olá!!!
Uma coisa é certa, neste mundo ninguém é feliz sozinho, ainda mais agora com a globalização e toda a tecnologia de informação e comunicação disponível. Até mesmo pessoas consideradas ‘solitárias’ têm os seus ‘amigos’ virtuais, pois bem, e que diferença isso faz no âmbito profissional?
Muita, afinal para alguns um bom Networking é um dos pontos fortes para manter uma boa conexão com o mercado. Esmiuçando o termo, como todo mundo sabe a tradução literal Net (rede) e work (trabalho), mas bem... o termo Work no inglês tem o sentido um pouco mais amplo, significando qualquer aplicação de energia orientada para um propósito específico, sendo o trabalhar um deles.
O termo networking surgiu quando as estações de televisão americanas começaram a retransmitir suas imagens pelo país, definindo o esforço conjunto desse compartilhamento.
Bem, quem nunca ouviu a famosa expressão “para conseguir esse emprego é bom ter um Q.I.” (quem indica), enfim, basicamente o Networking é isso, ou seja, quanto maior a rede de contatos, maior é a possibilidade de (re)colocação no mercado.
Mas, antes que entenda errado (pensando: Ótimo, minha rede de contatos é imensa, tenho mais de 2000 contatos no Orkut, Facebook...) é preciso ressaltar que networking não é relacionado aos seus amigos/parentes, a relação de networking é profissional e não pessoal, nesse caso a ajuda/suporte/apoio é um tipo de troca de favores, ou seja, quem ajuda já sabe que poderá solicitar a retribuição do favor quando precisar. Eis a diferença, amigos não cobram favores, mas o networking é feito disso.
Networking consiste na ajuda/apoio profissional e não interesse comum sem obrigação recíproca, dessa forma, mailing também não deve ser considerado como networking. E também não adianta ter o endereço de e-mail de todos os profissionais de RH, pois um dos pontos que deve ser considerado para o bom networking é o conhecimento mútuo.
Os 4 Pontos Básicos para Construção do Bom Networking:
1 – Busque contato com colegas de escola/formação, pois alguns de seus ex-colegas podem ter progredido na carreira (agora, esqueça se você foi um provocador no passado. Viu por que é bom ser cordial com todos desde a mais tenra idade? rsrs).
2 – Participe de seminários, simpósios, congressos, feiras e eventos relacionados à sua área de atuação/interesse, pois nesses ambientes existe um bom tráfego de empresas e profissionais, e o assunto principal será sempre voltado à área em questão.
3 – Nunca peça algo no primeiro contato, lembre-se sempre que antes é preciso o “conhecimento mútuo”, mostrar-se uma pessoa desesperada não pega bem e é o mais comum dos erros.
4 – Paciência!!! Construir um networking é um trabalho que exige tempo e disposição, assim como uma casa é preciso de alicerces fortes, e o momento ideal é sempre quando se está abrigado.
Até mais e Suce$$o!!!
Fonte: O melhor de Mr. Max – Ed. 1 – Out. 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário