Chocolate em outros idiomas

sábado, outubro 08, 2011

O Essencial para um Bom Currículo

Eis um dos documentos mais importantes de um profissional, o currículo, sim, as duas páginas mais importantes de sua carreira, afinal, é ela que mostrará sua ‘cara’ profissional ao mercado, ou que o diferenciará de outros profissionais do mesmo segmento.
O currículo não precisa ser uma autobiografia e nem conter informações sobre as empresas onde você atuou, afinal o foco é seu desempenho lá. Ele precisa sim, mostrar o seu diferencial, seja na formação, experiência ou nos resultados alcançados. Um dos pontos principais em seu currículo é o equilíbrio nas informações, apresente o essencial de modo objetivo e sem circunlóquios, pois facilitará a vida do profissional de RH que o analisará e ampliará suas chances.
O item de primeira importância: Escreva corretamente, cuidado com erros de ortografia, gramática, e, por favor, seja coerente e coeso. Utilize palavras de fácil compreensão e não tente utilizar jargões ou termos estrangeiros que não conhece a grafia ou o sentido.
Pesquise sobre a empresa de seu interesse, para que apresente no currículo os dados reais de sua experiência que podem ser adequados e interessantes à empresa em questão.
NUNCA minta no currículo ou utilize informações dúbias, pois na hora da entrevista, o profissional de RH saberá identificar a veracidade de suas informações. O erro mais comum, declarar conhecimento de inglês, quando só se conhece o verbo TO BE ¬¬, ou de softwares/programas, que acha importante para constar.  Lembre-se que seus conhecimentos serão testados, e a primeira impressão que você quer deixar é que não é confiável?
Apresente dados de contato utilizáveis, ou seja, telefones e e-mail atualizados, e não inclua diferentes números ou e-mails, de preferência, utilize um e-mail coerente, nada de incluir o gatalinda@… ou pegadorzl@…, né? rsrs (parece piada, mas já vi coisas piores).
Selecione as informações sobre cursos, opte sempre em apresentar os mais recentes e relacionados aos seus interesses profissionais. Quando você apresenta em seu currículo um curso de 20 anos atrás, você pode transmitir a ideia de comodismo, falta de discernimento sobre o que é relevante e o pior, que não tem nada mais relevante a informar, ou seja, está ....
Expressões_Idiomáticas_05
Cadastre seu currículo na base de dados de empresas online de confiança, isso ampliará suas chances no mercado, e utilize também das ferramentas disponíveis nas mídias sociais e sites de relacionamento/networking.
Os dados que não podem faltar no currículo são informações de contato atualizadas, seus dados (nome completo, idade, cidade onde mora, estado civil e se tem filhos), experiências profissionais (registradas ou não, estágios e atividades autônomas), incluindo período e uma descrição das ações, se possível com resultados alcançados.
Também não pode faltar formação acadêmica, participação em cursos e eventos de sua área de atuação ou pretendida, atividades comunitárias, idiomas, aptidões adicionais (portfólio, por exemplo, dependendo de sua área), viagens ao exterior para trabalho ou intercâmbio e, eventualmente, endereço em mídias sociais ou sites/blogs. Mas, reitero, essas últimas informações somente quando possam ser relevantes aos seus objetivos ou área pretendida.
Lembrando que seu currículo não deve exceder o limite de duas páginas no máximo, afinal, são muitos currículos para análise, se o seu for um romance, a chance de não ser lido até o fim é enorme. Smiley confuso
Atente também ao “layout” de seu currículo, evite utilizar papel colorido, caso precise do modelo impresso (nesse caso, NUNCA envie versões fotocopiadas, opte sempre por originais), não rasure para atualizar e evite a poluição visual no currículo, ou seja, nada de muitas fontes diferentes ou coloridas, tenha bom senso na apresentação, pois como muitas coisas na vida, o MENOS é MAIS.
Lembre-se sempre desses dois dentre os 4 lemas do Arcadismo, na hora em que estiver elaborando seu currículo:
  1. INUTILIA TRUNCAT (Cortar o que é inútil): Simplicidade no estilo.
  2. AUREA MEDIOCRITAS (Equilíbrio de ouro): Nada em excesso, riquezas ou virtudes.
Alegre
E só para lembrar, os termos corretos para esse documento são CURRÍCULO ou Curriculum Vitæ (do latim, trajetória de vida), as grafias curriculuns ou currículo vitae estão erradas, hein?
Suce$$o!!!!
Lábios vermelhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...