Chocolate em outros idiomas

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Bombom Ganache de Amêndoas com Coco

E eis que domingo, resolvi fazer uma invençãozinha com o nosso amado ingrediente, o chocolate. Afinal, minha despensa sempre tem uma ou outra coisinha relacionada a minha grande paixão. Chocolate aqui em casa é item indispensável. rsrs

Enfim, postarei sobre essa peripécia culinária, pois deu muito certo e ficou bom… aliás, o chocolate é tão maravilhoso que até quando dá errado, ele consegue surpreender positivamente, vide o caso das lendas sobre petit gâteau, ou da própria ganache*.

Mas, de verdade, chocolate precisa sempre ser feito com carinho, porque sinceramente, é possível sim estragar ótimas receitas de chocolate (queimar ou “desandar” sua massa, acaba com qualquer receita).
Bem, vamos ao que interessa, do jeito bem básico, eis os ingredientes necessários:
  • 300g de chocolate meio amargo (eu usei Blend da Cargill, muito bom, diga-se de passagem)
  • 150g de creme de leite
  • 1 colher de sopa de glucose
  • 1 colher de chá de essência de amêndoa (para realçar de verdade o sabor, inclua a essência depois de já ter derretido o chocolate #falhaminha)
Misture esses ingredientes em banho-maria até obter uma massa homogênea e brilhante (amo essa consistência e linda imagem/cor que se forma). Depois reserve na geladeira, por no mínimo duas horas.

Para a cobertura:
  • 400g de chocolate meio amargo derretido para banhar
  • 100g de coco ralado para cobrir
Básico não? Provei só para mostrar como fica a consistência interna (pura dedicação a vocês rsrs)

Ah, aproveitei e fiz um copinho de sobremesa com a ganache, coco e o restante da cobertura. Sabe como é… chocólatra nunca desperdiça. rsrs

* Segundo a lenda, ganache (estúpido/ palavra francesa de gênero feminino e que em seu sentido pejorativo perdeu o uso) foi o xingamento lançado por um chef francês ao seu assistente que teria derrubado creme fervente de leite sobre o chocolate. Após prová-lo o chef descobriu uma das mais delicadas e deliciosas receitas da história do chocolate, e assim o termo pejorativo mudou de significado mundialmente. (Fonte: Larousse do Chocolate)

2 comentários:

  1. Lidy, que tudo esse bombom hein! Mas o que eu mais gostei foi a explicação da ganache no final!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata. Que bom que gostou, nada melhor que um bombom básico e rápido para adoçar o dia. E sobre a definição da ganache, isso só nos mostra o poder do chocolate, sempre pode nos surpreender. Bjão para você e uma linda semana.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...