Que delícia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"De cada dez pessoas, nove dizem que adoram chocolate. A décima está mentindo". Anthelme Brillat-Savarin
Será que existe alguém no universo que não adora os chocolates? Conheço duas pessoas que dizem detestar essa maravilha (desconfio e muito de pessoas que dizem isso, mas...).
Como uma assumidíssima ADORADORA de CHOCOLATE (amargo, ½ amargo, ao leite, crocante...), e vamos deixar uma coisa clara, não existe chocolate branco (gordura de cacau não vale). Enfim, desde os meus 4 meses, o chocolate faz parte da minha vida, adoro bons chocolates (geralmente preços mais altos são sinônimos de chocolates melhores), porém, admito, sou fascinada pelo Sonho de Valsa (graças ao meu avô materno na infância, papai na adolescência e marido na fase adulta... ¬¬ esses moços sempre me presentearam/presenteiam com esse mimo).
Acho que quem realmente gosta de chocolate não se restringe apenas em comê-lo (parte muito relevante diga-se de passagem rsrs), mas em entender toda a sua história e importância mundial.
Bom, um dos meus livros de cabeceira é o Chocolate: uma saga agridoce de Mort Rosenblum, um dos trechos que mais gosto desse livro diz o seguinte:
"O Cacau fascinou Cortés. "A divina bebida de chocolate aumenta a resistência e combate a fadiga", ele escreveu ao rei Carlos I". (...) "descreveu o cacahuatl sendo servido, na corte de Montezuma, em taças de ouro com muita cerimônia".
Cá entre nós, acho que é esse o tratamento que o chocolate realmente merece, não se come um chocolate, delícia-se com ele. ;)
Esse livro é extremamente interessante para os chocólatras de plantão, pois apresenta a história inicial e atual do bom e conhecidíssimo chocolate, além de mostrar um pouco da história daqueles que consolidaram o império do cacau... rsrs (Daniel Peter, Henri Nestlé, Rodolphe Lindt).
"O chocolate caro não é necessariamente melhor. Mas o melhor chocolate raramente é barato". M. Rosenblum
Para quem não conhece, vale indicar um filme (...) uma ode clássica a semente do amor é o roteiro do filme Chocolate, romance escrito por Joanne Harris, o filme dirigido pelo sueco Lasse Hallström faz o chocolate o ponto principal.
Sim, Hollywood teve que se render 'AO PODER DO LADO NEGRO' (ou melhor, lado marrom... kkkk). Filmes e menção ao chocolate é o que não falta, eis mais um (esse é o remake do clássico): "A Fantástica Fábrica de Chocolate".
Hmmm, agora que notei o detalhe, o lindo Johnny Depp estrelou os dois filmes... hmmm... por isso que gosto tanto dele.
Ah, também é mencionado na comparação feita pela personagem de Al Pacino (John Milton) no filme Advogado do diabo. Segue a fala original:
Kevin Lomax: What about love?
John Milton: Overrated. Biochemically no different than eating large quantities of chocolate.
Bem, tecnicamente, ele não deixa de ter um pouco de razão né?
Curiosidade 1: No filme o nome escolhido para a personagem de Al Pacino é John Milton, o autor de "Paraíso Perdido/Paradise Lost", poema épico clássico sobre a queda do homem da graça de Deus. Quando Lomax está no escritório de Milton, no final do filme, ele diz: "Melhor reinar no inferno do que servir no Céu (Better to reign in Hell than serve in Heaven)", do livro I linha 263 da mesma obra.
Curiosidade 2: o cacau contém feniletilamina, molécula produzida no hipotálamo que detona a mesma excitação sentida ao ver a pessoa amada. Tem também serotonina, que pode excitar os sentidos, vale ressaltar que não intensifica o sexo, mas ajuda as pessoas a se apaixonarem... *_*
"Conforme o buquê do chocolate derretido perfuma o palato, ele espalha uma sensação de bem-estar. Cada um dos 5 sentidos é excitado, e todos eles interagem". Chloë Doutre-Roussel.
Well, bons e deliciosos sonhos...
Até a próxima,
Até a próxima,
Nenhum comentário:
Postar um comentário