Chocolate em outros idiomas

sexta-feira, março 30, 2012

Esquente o Dia com um Bom Cappuccino

Sexta-feira e claro, temos que agradecer a maravilhosa semana de trabalho, afinal, que triste a vida sem toda a ação profissional e correria, não é mesmo? Agitação é sempre bom. E também comemorar o limiar do fim de semana chegando… e Páscoa também, óbvio. rsrs

E para dar aquele UP nessa manhã tão fria... que tal um belo cappuccino? Eu, particularmente, AMO, não sou adepta do cafezinho puro, mas, cappuccino é comigo mesma. Olha só que delícia para começar a manhã e dar uma esquentada logo cedo.
Tenho a máquina para fazer cappuccino, mas também vi uma ótima receita num desses programas femininos com quadros de culinária há muito tempo (se não me engano foi o programa Mulheres na TV Gazeta, só não lembro quem foi a/o culinarista que passou a dica, enfim...).

Mas, antes da receita vamos aos detalhes dessa bebidinha tão charmosa e deliciosamente calorosa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cappuccino):

Sua origem é italiana e é feito a partir de uma mistura de café expresso e leite (peraí... é café com leite então? NÃO!!!), a versão clássica é feita com 1/3 de café expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 da espuma do leite vaporizado. As variações (Café Latte ou Macchiato) são feitas com essas proporções alteradas. O uso do chocolate em pó é uma adaptação comum no Brasil.

Recomendo a quem ainda não conhece (mas, acredito que quem acompanha o Chocolatérrimo, com certeza já provou), experimentar a versão do cappuccino da Kopenhagen... simplesmente DELÍCIA). Esse é o cappuccino com Nhá Benta (afff… delícia é pouco para descrevê-lo).

O nome Cappuccino vem do século XVI criado pelos frades de um ramo da ordem franciscana, em 1905 essa bebida era denominada cappuccio (do latim cappa/capuz), tal qual esses frades franciscanos, mas o nome foi adaptado devido à sua cor, semelhante ao hábito dos frades capuchinhos.

Um bom cappuccino depende da qualidade do café expresso, mas sua execução tem o papel essencial, pois a textura e textura e temperatura do leite e que finalizará sua excelência. Ao vaporizar o leite a micro espuma é que contribui para sua textura aveludada, cremosa e brilhante, eliminando as bolhas na superfície (eis o motivo da batida da leiteira em superfície sólida).

Os baristas para finalizar o charme dessa bebida criam desenhos/formas ao agregar o leite vaporizado no café expresso, essa técnica e denominada Latte Art.


Por fim, você pode preparar seu cappuccino em casa também (boa dica para quem como eu, começa a trabalhar cedinho), basta ter a máquina ou os ingredientes adequados para isso. Eis uma dica simples, porém muito eficiente e gostosa. Você precisará de:
  • 1 lata de leite em pó
  • ½ xícara de café expresso
  • ½ xícara de chocolate em pó ou achocolatado (aquele mais forte é melhor viu? Se puder optar por cacau em pó, recomendo)
  • 1 colher de bicarbonato de sódio
Misture tudo num recipiente com tampa e pronto. Para beber é só adicionar duas colheres de sopa dessa mistura numa xícara/caneca de água quente e açúcar a gosto. Recomendo também gracinhas próprias como agregar pedaços de chocolate, chocolate/cacau em pó(como fiz hoje), canela  ou chantilly.

E um lindo fim de semana a todos, bem caloroso e saboroso,  como esse belo cappuccino e claro, com chocolate e muito amor para adoçar.

Ah, e já que desejei a todos chocolate e amor para o fim de semana…

Preciso abrir um parênteses para desejar muitas felicidades ao meu grande AMIGO Fê que se casa amanhã com a sua linda Camila. Parabéns à nova família que se iniciará, vocês merecem tudo de bom, do bem e de melhor!!! MUITA, MAS MUITA FELICIDADE aos dois, ou melhor à nova linda família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...