Chocolate em outros idiomas

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

A Química/Científica do Chocolate

Chocolate é com certeza uma paixão mundial, acredito que a grande maioria da população do mundo aprecie (e muito) essa maravilhosa iguaria, mas além da paixão pelo sabor, essa preferência também pode ser comprovada cientificamente, se considerarmos sua composição.


O chocolate pode ser considerado um vilão ou mocinho por algumas de suas características, afinal, é delicioso, bastante calórico, ajuda a prevenir danos à saúde, carrega o estigma de causar acnes e engordar horrores (quanto a esses dois dados, eu tenho que me manifestar, como desde os 4 meses e sempre fui magrinha – bom tem a genética paterna no meio – e quanto à pele, fiz tratamentos dermatológicos na juventude, e a causa das acnes que tive foi hormonal e não por causa do meu querido chocolate).

Ah... Vale ressaltar que estou no último trimestre de gestação, comendo chocolate (moderadamente… na medida do possível rsrs), o peso está adequado (praticamente um 1 kg por mês) e a pele está ótima (dessa vez tive acompanhamento dermatológico desde o início, e estou usando os produtos que o meu maravilhoso dermato dr André indicou).

Enfim, voltando ao científico, o chocolate eleva o nível de serotonina e feniletilamina, essas substâncias são responsáveis pela sensação de bem-estar, ânimo e euforia (a química do amor), tem também teobromina (similar à cafeína) que assegura a energia e favorece a atividade mental.

O cacau é rico em flavonoides com sua ação antioxidante que melhora relação HDL/LDL colesterol e diminui a oxidação do LDL, e também contém substâncias (N-caffeoyldopamine e N-coumaroyldopamine) que agem nas plaquetas, sendo potencialmente anticoagulantes, dando-lhe características para prevenção de doenças cardiovasculares.

Quanto melhor a qualidade do chocolate, ou seja, maior uso de manteiga de cacau (e não de gordura vegetal hidrogenada) e da concentração de cacau (mais escuro) melhor à saúde. Mas, lembrando sempre que é calórico (moderação), a manteiga de cacau possui gordura saturada, já a massa de cacau é rica em polifenol e flavonoide, tornando o chocolate um alimento saudável.

Na fabricação base do chocolate temos manteiga de cacau, pasta/massa de cacau, leite, também açúcar, frutas secas, entre outras. No caso do ‘chocolate’ branco, ele é composto somente de manteiga de cacau, leite e açúcar, sem massa de cacau, eis o motivo para alguns nem considerá-lo como chocolate, e detalhe, contém mais colesterol que o preto/amargo.

Segundo estudo de Grassi Et Al (2005), a vantagem do chocolate amargo é a capacidade para redução da pressão arterial e melhoria na sensibilidade à insulina em pessoas saudáveis, mas esse não é um estudo de longo prazo.
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...