Olá! Como já disse em um outro post, chocólatra que se preze não gosta somente de comer, mas sim, de tudo que é relacionado à querida iguaria. Então, que tal conhecermos algumas das definições que fazem parte desse doce mundo, hein?! rs
Cacau em pó: é elaborado a partir da torta de cacau, usado puro ou como ingrediente de achocolatados matinais e industrialmente na fabricação de biscoitos, sorvetes e chocolates.
Cacau fino/aromático: distingue-se dos cacaus padrão pela especificidade de aromas/cor de suas sementes.
Chocolate: alimento à base de massa de cacau e açúcar, ao qual frequentemente são adicionadas lecitina e baunilha, podendo ser comido in natura, tablete, ou trabalhado na forma de bombons, confeitos, modelagem, bolos, sobremesas e sorvetes. Cada tipo de chocolate contém uma porcentagem de cacau,
Curva de cristalização/temperatura: os 3 níveis de temperatura que o chocolate deve passar para obter brilho e crocância ao produto final.
Ganache: composição à base de chocolate, creme/manteiga que pode ser aromatizada com especiarias, frutas, flores, café e outros.
Gianduia: chocolate de origem italiana à base de açúcar, cacau, avelãs torradas e, algumas vezes, nozes e amêndoas.
ICCO International Cocoa Organization: organismo internacional que regula as relações entre os países produtores de cacau e consumidores de chocolate.
Mestre-chocolateiro/chocolatier: especialista na arte e técnica do chocolate.
Olmeca: povo mexicano pioneiro no plantio e seleção dos cacaueiros para consumo de suas sementes sob forma de bebida.
Praline: amêndoa cozida no açúcar fervente, guloseima inventada pelo cozinheiro do duque Plessis-Praslin.
Praline Belga: bombom de chocolate recheado criado em 1912 por Jean Neuhaus.
Praliné: doce de amêndoas/avelãs e açúcar. Chocolate pralinado é um bombom com recheio pralinado.
Tablete: barra de chocolate criada em 1879 por Lindt.
Theobroma cacao: do grego theobroma, ‘alimento dos deuses’. Nome científico dado ao cacaueiro pelo botânico Carl von Lineu, em 1753.
Torta de cacau: bolo marrom obtido após a prensagem da massa de cacau, após sua trituração e moagem e que é transformado em cacau em pó.
Trufa: bombom à base de chocolate, açúcar e manteiga coberto de cacau em pó.
Termos básicos do vocabulário chocólatra né? rsrs
Ah, uma dica: Não substitua cacau ou chocolate em pó por achocolatado (que contém muito açúcar), principalmente em massas de bolo e recheios.
Fonte: Larousse do Chocolate, Pierre Hermé.
Beijos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário