Olá! Feriadão (com chuva, sacanagem né são Pedro?) e como marido trabalha hoje, sem passeios prolongados, mas aproveitei a quinta-feira para testar uma receitinha nova.
Já estava há muito tempo curiosa sobre o tal do cupcake Red Velvet (Veludo Vermelho), quem, como eu, acompanha os programas de confeitaria nos canais pagos e blogs similares, sabe que no exterior o tal do Red Velvet é bastante comum, e em especial no dia dos namorados (lembrando que no exterior é dia 14/02, em comemoração ao dia de São Valentim, aqui é no dia 12/06 devido a uma publicidade bem-feita na época, dá uma “googlada” para ver).
Enfim, o Red Velvet é uma massa de chocolate (por isso me interessou rsrs) com uma bela coloração vermelha, e na receita original leva alguns ingredientes bem diferentes, como o buttermilk, por exemplo. Segui a receita do livro Larousse Cupcakes, e admito, não me arrependi não, dá um trabalhinho, mas o resultado é compensador.

Lindinho não? Então eis a receita para quem também tiver a inspiração romântica de chocolate.
- 80g de manteiga sem sal amolecida
- 120g de açúcar
- 1 ovo
- 15g de chocolate em pó
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) de corante vermelho
- 120ml de buttermilk
- 140g de farinha de trigo
- uma pitada de sal
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- 10 ml de vinagre de vinho branco
Bata o açúcar e a manteiga até formar um creme claro e fofo, passe para velocidade alta, junte o ovo e espere formar um creme homogêneo.
Em uma bowl pequena misture o chocolate, baunilha e corante até formar uma pasta, em seguida, acrescente-a na mistura da batedeira.
Reduza a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos metade do buttermilk e metade da farinha (nessa ordem), aumente a velocidade e adicione as metades restantes.
Assim que os ingredientes se agregarem, diminua a velocidade e adicione o bicarbonato, vinagre e sal, batendo por mais alguns minutos. Feito isso, divida a massa em forminhas, cerca de 14 unidades nas formas de cupcake de tamanho padrão. Olha que massa bonita:
Leve ao forno pré-aquecido em 160 graus e seus cupcakes ficam prontos em cerca de 20 minutinhos.
Para a cobertura, utilizei a que é recomendada, cream cheese (queijo cremoso), e sim, fica uma delícia, combinando perfeitamente com o Red Velvet. Vamos a ela?
- 320g de açúcar impalpável peneirado
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 60g de manteiga sem sal amolecida
- 120g de cream cheese
Coloque na batedeira o açúcar, canela e a manteiga e bata na velocidade média-baixa (AVISO: use o protetor que acompanha a batedeira, pois o pó de açúcar que levanta é impressionante hihi). Em seguida, agregue o cream cheese até incorporar (5 minutos) ou a massa ficar clara e fofa, não bata muito para que a cobertura fique mole demais.

E aproveitando que o nosso dia dos namorados está chegando, enfeitei com esses confeitos de coração, e por fim, marido e primogênito adoraram o sabor, então, MISSÂO CUMPRIDA.
Cá entre nós, ficou muito bom mesmo, chocolate e canela… tudo a ver, e como ADORO a cor vermelha, imagina minha satisfação com o resultado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário