Olá! O fim de semana passado foi uma loucura por aqui, mão na massa o fim da tarde o tempo todo, no sábado, resolvi fazer uma esfiha de carne (receita antiga que peguei num desses programas de culinária, e que sempre fica maravilhosa), e claro, bolo de chocolate ontem à tarde.
Como sempre digo, chocolate é parte inerente da minha vida, sempre na minha cozinha de um jeito ou de outro, e ao fazer a esfiha, é óbvio que tinha uma versão próxima me apoiando. rsrs
Mas, nosso foco é sempre o chocolate, então, preciso compartilhar essa receita de bolo que fiz ontem, e que é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA. Um delicioso bolo de cacau que ressalta o maravilhoso sabor do chocolate, sem ser muito doce. Perfeito para adultos mais exigentes em relação ao sabor e textura da nossa querida iguaria, mas que também agrada crianças (pelo menos, o meu pequeno adorou, afinal, ele já gosta de chocolate em todos os tipos branco, ao leite, amargo e meio amargo. Aqui em casa, sempre dou preferência ao amargo, meio amargo ou blend).
Passarei a receita exatamente como foi feita, ressalto que o uso de algumas marcas realmente é imprescindível e recomendo a não substituição, por exemplo, cacau Callebaut é o GRANDE DIFERENCIAL no sabor, hein?
Ah, acredito que alguns itens também ajudam para que a receita fique realmente correta, recomendo o uso de colher e copo medida, se tiver uma balança digital, também ajuda.
Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de cacau em pó Callebaut (Poudre de Cacao Extra Brute – Colour scale 3)
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de óleo de canola
- 1 xícara de leite
- 1 colher (sopa) de fermento
- 2 ovos
Preparo:
Separe os ingredientes secos e peneirados num recipiente, misture-os e reserve. No liquidificador misture o leite, óleo e ovos, na sequência agregue-os aos secos e misture tudo até obter uma massa homogênea.
Adicione a massa em forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno preaquecido na temperatura de 210 graus por cerca de 25 minutos, ou quando espetar o garfo na massa e esse sair limpo.
DICA: Não abra o forno antes de ao menos uns 10 minutos para não fazer o bolo murchar.
Eu recheei com creme de avelã (Nutella) e para a cobertura, fiz uma ganache de chocolate meio amargo (395ml de creme de leite, 170g de chocolate meio amargo picado Harald TOP e meia colher de sopa de essência de baunilha).
O jeito básico para fazer no micro-ondas, leve o creme de leite e o chocolate na potência alta, por cerca de 2 minutos, pare no primeiro minuto, tire do micro-ondas e misture bem, depois deixe o tempo restante e misture novamente. Acrescente a baunilha somente após obter um creme homogêneo.
Caso não consiga chegar à consistência homogênea, leve ao micro-ondas em intervalos de 30 segundos cada vez, até chegar à consistência.
Fala a verdade? Tem jeito melhor de terminar o domingo e de começar a segunda? rsrsBolo aprovadíssimo pela minha bancada julgadora (marido e primogênito), e bom, sou suspeita para falar, mas ainda assim, reitero, ficou uma DELÍCIA!!!!
Beijos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário