Chocolate em outros idiomas

quinta-feira, outubro 25, 2012

Anatomia do Chocolate

Olá chocólatras! Demorei para postar né? Mas, a reforma da minha casa está quase no final, então já viu? Trabalho, filhos, marido, fase de acabamento... correria, correria, chocolate, correria... rs
DSCF5376
Enfim... dessa vez o post é mais uma vez sobre a química do chocolate, mas, deixo claro que é baseado no livro “Culinária de Todas as Cores – 200 Receitas Irresistíveis com Chocolate”.
O desejo por chocolate é químico, com alguns elementos químicos específicos muito especiais para nós mulheres (época de TPM que o diga) então, vamos lá. O chocolate é composto de:
  • Magnésio: Algumas mulheres no período pré-menstrual sentem seu desejo por chocolate ficar mais forte, isso acontece porque sua deficiência no organismo pode agravar os sintomas da TPM.
  • Ferro: na gestação ajuda a tratar de anemias leves.
  • Cafeína: estimulante do sistema nervoso central (contida em pouca quantidade no chocolate), mas evoca um estado moderado de prontidão.
  • Teobromina: também é um estimulante do sistema nervoso central, relaxa os músculos lisos que revestem os pulmões.
  • Triptofano: a natural “droga do amor” que é usada pelo cérebro na produção do neurotransmissor serotonina, que em teores elevados pode provocar sensações de euforia e até mesmo êxtase.
  • Flavonoides: auxiliam na defesa contra doenças cardíacas, por afinarem o sangue, prevenindo a formação de coágulos.
O chocolate interage com o cérebro e atua na cadeia neurotransmissora, provocando uma sensação de bem-estar, e alguns estudos mostram que o “vício” em chocolate ocorre possivelmente, porque o cérebro passa a receber gradativamente uma “fiação” nova que o faz amar cada vez mais o chocolate.
Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Harvard, a ingestão de chocolate 3 vezes ao mês faz a pessoa viver quase um ano a mais que quem se priva dessa doce tentação. Tentação, porque o mesmo estudo revela que o excesso diminui a expectativa de vida, devido ao alto teor de gordura que contribui para a obesidade, acarretando doenças cardíacas. Então, aos chocólatras a ordem é moderação e nada de sedentarismo, hein?
Ah, mas para quem não consegue resistir e acaba comendo mais que as 3 vezes (como eu), a salvação é o chocolate amargo (AMO), pois ele contém mais cacau em sua composição e eleva os níveis de HDL, aquele tipo de colesterol que ajuda na prevenção do entupimento das artérias.
Para alegria das chocólatras que gostam das artes culinárias, o chocolate amargo é o mais apropriado para suas aventuras e a porcentagem de cacau deve ser considerada.
  • De 70%-80% tem o sabor de cacau mais intenso.
  • De 50%-60% é nutritivo, não muito forte e com sabor pronunciado, e também derrete bem, adquirindo textura suave e brilhante.
  • De 30%-40% geralmente versão mais barata e não indicada para uma receita mais sofisticada.
Bom, toda essa dissecação do chocolate deu fome, chocolate, aqui vou eu rsrs.
Beijos,
Fonte: “Culinária de Todas as Cores – 200 Receitas Irresistíveis com Chocolate de Felicity Barnum-Bobb”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...