Chocolate em outros idiomas

CHOCuriosidades

Os arqueólogos dizem que os olmecas* bebiam chocolate mil anos antes de Cristo, mas os civilizadíssimos maias foram os pioneiros no preparo da sagrada bebida com cacau, e esse era o 1º item utilizado como tributo aos governantes, indo para o túmulo junto com os reis.

A França reinventou o hábito pelo chocolate na cultura gastronômica, e ele se firmou no final do Renascimento graças aos parisienses como tendência ao viver bem, sendo considerado "energizante, estimulante do bom humor, e, ainda, poderoso incentivador da libido".

Segundo os membros do Club des Croqueurs de Chocolat, "bombons bem-feitos são tão fundamentais para a vida como o oxigênio", afinal, "nada é simples quando se trata de um bom chocolate".
"Podemos concluir reiterando que o chocolate a notável árvore de onde ele provém não foram, portanto, invenção dos astecas, como a maioria dos livros sobre o assunto quer que acreditemos, mas dos notáveis maias, e seus distantes predecessores, os olmecas que falam mixe-zoqueando. Foram os maias que ensinaram o Velho Mundo a beber chocolate, e foram os maias que nos deram a palavra 'cacau'. Eles merecem o reconhecimento na história da culinária do Theobroma cacao*."      Michael Coe, in True History of Chocolate.
Entretanto, os astecas que tornaram o cacau um fetiche sagrado, através de sua incorporação em cerimônias solenes e no seu uso como moeda.


"Na sua maioria, os verdadeiros fanáticos por chocolate são pessoas ocupadas, ativas e magras."            Chloë Doutre-Rousse
"Conforme o buquê do chocolate derretido perfuma o palato, ele espalha uma sensação de bem-estar. Cada um dos 5 sentidos é excitado, e todos eles interagem."  Chloë Doutre-Rousse
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos%20paladar,madame-chocolat,2902,0.htm

Adoro o termo choco-dépendante, ou seja chocólatra com classe, mais ou menos. rsrs

*As sementes de cacau receberam o nome Theobroma cacao em 1753 pelo botânico Carl von Linné (Carolus Linnaeus), de acordo com a regra, primeiro nome referente ao gênero e o segundo à espécie. Ele um apreciador do chocolate, que escolheu o nome cacao (que os espanhóis aprenderam com os astecas) e Theobroma, do grego ("alimento dos deuses").


Fonte: Chocolate: a bittersweet saga of dark and light - Mort Rosenblum; tradução Talita M. Rodrigues. - RJ: Rocco, 2006

* Povo mexicano pioneiro no plantio/seleção dos cacaueiros para consumo das sementes sob forma de bebida. Sua cultura se desenvolveu na região do golfo do México, com período de expansão entre 1200 e 400 a. C.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...